sexta-feira, 6 de abril de 2012

O desenho fala?


Maria Inês Barreto Netto

                                                     “O desenho fala,
                                                     chega mesmo a ser uma espécie de escritura,
                                                     uma caligrafia.”
                                                                                                             Mário de Andrade

O desenho é a primeira escrita da criança. “O desenho como possibilidade de brincar, o desenho como possibilidade de falar, marca o desenvolvimento da infância, porém, em cada estágio, o desenho assume um caráter próprio” (Moreira, s/d, p. 26).

A primeira etapa é um exercício de movimentos no material no qual a criança “rabisca” sem intenção alguma de representar qualquer coisa; é o controle, o domínio das mãos e do objeto usado para desenhar – são as garatujas. Movimentos longitudinais que “vão se arredondando, tornando-se circulares, se enovelando, se espiralando. Em seguida, esta espiral-novelo começa a se destacar e surgem os círculos soltos, ‘as bolinhas’” (ibid., p. 30).

Com as “bolinhas”, as garatujas começam a representar algo, começam a ganhar nomes – embora variem de acordo com o momento e com quem pergunta – e a se diferenciar no papel, mas ainda indiferentes à cor.

Aparecem, a seguir, as formas fechadas, com interior, desorganizadamente distribuídas no papel, porém com cores e formas diferentes. O desenho, agora, começa a ser um jogo, uma linguagem de representação e expressão.

A criança começa a contar histórias por meio do desenho. Não um enredo completo de uma história e, sim, aspectos significativos do que ela quer simbolizar. Não são formas realísticas. A criança não faz um “retrato” do que vê. A distribuição espacial na superfície de desenho do que ela quer simbolizar, portanto, não é regida, necessariamente, pela estruturação espacial da realidade. O desenho passa a ser uma maneira de falar. O desenho pode ser lido.

Nas interações sociais, a criança começa a elaborar as possibilidades de desenhar a fala também e percebe que para isso ela precisa usar formas diferentes. Vendo que se lê onde não existe o desenho característico, ela passa a prestar atenção nessas formas desenhadas. O desenho nessas formas diferentes – a escrita – simboliza uma outra linguagem.

O ato de desenhar, portanto, é fruto de uma criação pessoal, muito particular, na qual não cabem modelos ou comparações, nem ensino de formas e traços. “Nas crianças, o criar – que está em todo seu viver e agir – é uma tomada de contato com o mundo, em que a criança muda principalmente a si mesma” (ibid., p. 38). Então, a professora é a mediadora entre a criança e o mundo no espaço escolar para essa criação pelo desenho. A escola é o local onde a criança se apropria das “coisas do mundo” representando e expressando, promovendo o processo de aprendizagem-desenvolvimento da criança.

Referência bibliográfica

MOREIRA, A. A. A. O espaço do desenho: a educação do educador. São Paulo: Loyola, s/d. 128 p. (Coleção espaço, v. 4)

2 comentários:

  1. Bom dia Rose,
    Vim retribuir sua visita ao meu blog e encontro uma colega de profissão. Já fui professora do então Curso Primário, há muitos anos atrás. Para mim, sua postagem foi uma grata surpresa, pois retrata aquilo que já sabia, mas não entendia da maneira como foi escrito, com detalhes e propriedade.
    Muito bom seu blog, amiga. É deveras elucidativo. Gostei muito!
    Gostaria de pedir-lhe, se não fosse incômodo, que você comentasse minha postagem, ok?
    Fiquei muito feliz com sua presença por lá. Seja bem-vinda e apareça sempre que quiser. Também já a estou seguindo e virei aqui sempre, ler estas
    coisas interessantes que você posta.Desejo-lhe uma Feliz Páscoa com Jesus em seu lar e em seu coração.
    Beijos, querida.
    Maria Paraguassu.

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  2. BOA NOITE MARIA,
    OBRIGADA PELO CARINHO! AINDA ESTOU ENGATINHANDO QUANTO AO FORMATO DE MEU BLOG, DESSA FORMA PROCURO POSTAR MATERIAIS QUE SEJAM SIGNIFICATIVOS À PRÁTICA PEDAGÓGICA.AINDA ESTOU EM SALA DE AULA COMO PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E O DESENHO É UMA DAS CARACTERÍSTICAS DESSA FAIXA ETÁRIA. ADORO A MINHA PROFISSÃO E ESPERO COM ESSE BLOG REFLETIR TODA A MINHA PAIXÃO QUE É O AMOR QUE TENHO PELA EDUCAÇÃO INFANTIL.
    ADOREI A SUA POSTAGEM...UM ABRAÇO FRATERNO!!!!

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