sábado, 24 de março de 2012

Reflexão sobre Avaliação

Quando pensamos em avaliação devemos refletir qual é a sua função e onde ela se encaixa na escola de hoje. Nesse sentido, a concepção de avaliação deve ser encarada como um processo , e uma das primeiras fases desse processo deve prevalecer sempre em conhecer o aluno, o que ele sabe fazer.
A função da avaliação não deve apenas servir de mecanismo de avaliar a fim de atribuir valor, mas ajudar a intervir no que precisa ser melhorado. Nas escolas, na maioria das vezes, avaliar significa qualificar uma dada situação por intermédio de indicadores a fim de propor questões ou desafios de superação sobre algo que julgamos de muito valor para nós e a sociedade reduzindo o aluno à nota ou conceito que lhe atribuímos, ou seja, baseia-se no confronto entre os objetivos pretendidos e alcançados e, a partir do grau de conhecimentos adquiridos o professor emite a sua sentença. É muito difícil avaliar, no entanto, no processo de aprendizagem significativa, a avaliação inicial é o ponto de partida que deve nortear toda a prática pedagógica para se ter parâmetros na construção de um planejamento que favoreça a aprendizagem do aluno.
 Agora, podemos pensar em uma avaliação reguladora ou formativa que tem como propósito à modificação e a melhora contínua do aluno, cuja finalidade é ser um instrumento que informa e faz uma valorização do processo de aprendizagem seguido pelo mesmo, ou seja , é formativa toda avaliação que ajuda o aluno a aprender e a se desenvolver.
A avaliação formativa define-se por seu efeito de regulação dos processos de ensino aprendizagem através da intervenção, as observações e as representações que a orientam , sem a preocupação de classificar, certificar e selecionar. Mas, ainda estamos longe de se ter um consenso sobre avaliação e o que predomina ainda é a avaliação final que se refere aos resultados obtidos ao decorrer do processo de ensino aprendizagem.Eis a concepção de avaliação. Em relação ao critério avaliativo do professor vale destacar tudo o que foi narrado sobre avaliação.Não se trata de ser contra o seu método apenas, diferenciá-lo. Até mesmo em uma universidade a de se privilegiar a pesquisa, o envolvimento da sala, os seu questionamentos não se apegando apenas a provas.É claro que não podemos ser utópicos de acreditar que seria muito bom se um dia as pessoas pudessem ser avaliadas a partir de situações conflitantes que os instiguem a tomada de decisões ,mas como vivemos em um mundo extremamente desigual e classificatório, a proposta que deve permear a avaliação seria exatamente esta: a do confrontamento de idéias, de colocações criticas no que se refere a nossa sociedade como também não fugiria das avaliações em grupo .
 Na disciplina a distancia, o recurso tecnológico tem um diferencial que a similaridade que muitos tem com o mundo virtual que tem uma dinâmica própria. Isso deve ser usado como estratégia a partir de pesquisas, fóruns, chats, e as atividades como as apresentadas em nosso curso.
 Portanto, para concluir, a finalidade da avaliação é sempre promover a melhoria da realidade educacional, assim, a escola e educadores devem responsabiliza-se pelos princípios e fundamentos ali praticados no que diz respeito ao aluno levando uma proposta que contribua para a construção e produção de conhecimentos significativos e prazerosos para que o aluno não adote o critério de memorização ao fazer uma prova e sim construir uma representação realista das aprendizagens, de suas condições, de suas modalidades, de seus mecanismos e resultados.

 Referencia bibliográfica PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens-entre duas lógicas,Porto Alegre: Artes Médicas ,1999. 183p.

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