sábado, 24 de março de 2012

A importância do brincar na Educação Infantil

O ato de brincar na infância, quando vivenciado na educação infantil reflete um tempo de experiências educativas seguras, afetivas e estimulantes.A criança guarda em sua memória essas experiências como parte de sua historia. Quando se pensa e planeja o currículo voltado à educação infantil deve faze-lo com o olhar voltado a essas crianças no sentido de se prever situações onde a exploração do lúdico prevaleça contribuindo para a construção do sujeito que se emociona, pensa, imagina, fabrica coisas, etc.
 A atividade lúdica tem sido destacada por muitos teóricos como relevante para o desenvolvimento.Leontiev (1988) advoga que, na transição para o período pré- escolar, a brincadeira se constitui como a principal atividade, na qual irá propiciar as mudanças mais importantes no desenvolvimento psíquico preparando o caminho da transição a um nível mais elevado de desenvolvimento da brincadeira. O mundo objetivo expande-se incluindo tanto objetos do mundo ambiental próximo, com os quais a criança age, como aqueles com os quais os adultos operam, mesmo que ela ainda não tenha capacidade física para faze-lo. A atividade lúdica resolve a discrepância entre a necessidade de agir da criança e a impossibilidade dela de executar as operações exigidas.
Vygotsky (1987) ressalta em seus estudos que a brincadeira cria uma zona de desenvolvimento potencial, na qual a criança se comporta além do habitual para a idade, ou seja, de seu comportamento diário. Segundo ele, a criança muito pequena tem suas limitações, mas por outro lado, ela têm uma tendência a satisfação imediata de desejos que não podem ser feitos imediatamente na situação real e é através de situações imaginarias de faz de conta, que emancipam a criança das pressões situacionais. Dessa forma, a partir dos estudos desses teóricos, a criança participa ativamente de seu desenvolvimento através das relações com o ambiente, em especial nas interações com os adultos e demais crianças de sua idade cronológica ou não, dentro de um contexto sócio- histórico especifico. Esses ambientes podem ser entendidos não só com o espaço escolar, mas na rua, no seu bairro,instituições religiosas, etc.
 Assim. Considerando que a brincadeira deva ocupar o espaço central na educação infantil, a figura do professor é fundamental, pois este irá agir como facilitador,mediador e organizador dos tempos e espaços dessas unidades oferecendo materiais necessários à expressão de diferentes linguagens e partilhando das brincadeiras com as crianças respeitando a sua cultura social. Ele deve ter como principio norteador que o brincar é uma atividade essencialmente humana funcionando como uma forma de expressão da infância e que brincando a criança amadurece, interage, administra emoções e aprende além de desenvolver habilidades essenciais para um melhor aprendizado.
 Concluindo,o aspecto lúdico não está presente somente na brincadeira, mas no jeito que a criança pensa e representa o que conhece, fazendo diversas conexões com o que está vivendo e aprendendo sobre o mundo, os objetos, as pessoas e suas relações.Entender todo esse processo de desenvolvimento e respeitar o ser criança no que diz respeito ao direito de brincar, é fundamental para a formação de um ser critico que atua e são protagonistas da construção do seu conhecimento.
 Rosemeire da Silva Vargas
 Referências bibliográficas OLIVEIRA, Zilma de Moraes R. de (org). Educação Infantil: muitos olhares. 3.ed. São Paulo: Cortez,1996.
 SÃO PAULO.Secretaría Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Tempos e espaços para a infância e suas linguagens nos CEIs, creches e EMEIs da cidade de São Paulo, São Paulo. 2006

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