quinta-feira, 29 de março de 2012

PORTIFÓLIO


I – Introdução


O portfólio começou a difundir-se em espaço escolar na década de 90, com ênfase nos Estados Unidos.Vem sendo evidenciado como um dos mais novos subsídios para uma avaliação dinâmica e eficiente do ensino. O portfólio com variada terminologia distingui-se de acordo com sua intenção, como: porta-fólios, processo-fólios, diários de bordo, dossiê. “Reflete a crença de que os estudantes aprendem melhor, e de uma forma mais integral, a partir de um compromisso com as atividades que acontecem durante um período de tempo significativo e que se constrói sobre conexões naturais com os conhecimentos escolares”.
(Kátia Stocco Smole)
 O portfólio é o registro de construção da criança, dos educadores no tempo e no espaço. Representa um espaço de socialização das descobertas como também oportuniza o momento de celebração da construção de saberes.Ele exige um novo olhar na pratica pedagógica que se caracteriza pela teorização da pratica docente, construção de instrumentos de autonomia intelectual, caracterização das intenções e concepções como também uma organização da seqüência significativa de reflexões, decisões, ação e avaliação.
A construção de significado começa com a construção e a compreensão aprofundada do trabalho pedagógico atribuindo sentido as ações praticadas.São feitas em um processo continuo em um contexto onde o debate democrático abre espaço para questões sobre porque aprender, como aprender e para que aprender.
a)    Objetivos do portfólio
Ø  Organizar o saber do aluno;
Ø  Desenvolver competência lingüística;
Ø  Aprimorar habilidades de observação;
Ø  Propiciar a criança o desenvolvimento de competências para avaliação de seu próprio trabalho;
Ø  Possibilitar ao aluno e ao professor uma prática reflexiva;
Ø  Ampliar as matizes pedagógicas como um instrumento de inclusão e não de classificação;
Ø  Proporcionar uma análise periódica da documentação como base relativa a propostas de melhorias para o período seguinte

Nesse sentido, Existe uma gama enorme de registros em portfólios, tais como: desenhos; fotos, artes, exposição de documentos, avaliação acadêmica de desempenho, registro de entrevistas, comentários e documentários de eventos musicais, de dança, canto; lista de livros lidos; registro de leituras; correspondências, etc. Os portfólios são registros produzidos em períodos de aprendizagem, e para isso podemos usar a fotografia como documento desse momento, não como cristalização, mas como comentários abertos, através de uma evolução histórica do acontecimento, completados e avaliados sempre, procurando buscar de maneira metódica e ordenada a melhor atuação do aluno dentro do seu desenvolvimento acadêmico.



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